Conheça os diferentes modelos de torneira para cozinha e entenda o que é importante levar em conta na hora dessa escolha
Foi-se o tempo em que se escolhia qualquer torneira para cozinha. Apesar de parecer uma tarefa simples, esse elemento desempenha um papel super importante na funcionalidade e na estética do espaço. Pode ter certeza: existe a torneira certa para cada tipo de decoração e exigência.
No mercado, há diversas opções, com funcionalidades e tamanhos diferentes. E, na hora de escolher, é necessário levar em conta uma série de fatores para identificar qual é a ideal.
Quer saber como escolher uma torneira para cozinha? Leia o blog abaixo para conhecer os modelos e o que é necessário levar em conta na hora da escolha.
Quais são os tipos de torneira para cozinha?
As torneiras para cozinha variam de modelo. São várias as opções, e cinco delas são as mais comuns no mercado. Confira suas diferenciações abaixo:
Torneira convencional
Um dos modelos mais comuns é a torneira convencional. Ela tem apenas um registro que controla a saída da água e é também chamada de torneira frita. Trata-se de uma das opções mais acessíveis no mercado. Ela está disponível tanto com quanto sem filtro, e alguns modelos foram feitos para serem fixados ou nas paredes ou nas bancadas.
Apesar de ser também uma das torneiras para cozinha mais simples, as fabricantes têm variado em seu modelo e, agora, oferecem um design mais moderno e sofisticado. É a união de simplicidade com facilidade.
Torneira monocomando
Outro modelo é a torneira misturador monocomando. Além de ser super discreta, sua maior vantagem é que ela permite a saída de duas temperaturas. Ao mexer o regulador para um lado, a água sai quente, para o outro, fria. Dessa forma, essa torneira para cozinha permite que se misturem duas temperaturas em um mesmo registro – o que a torna bem mais prática no dia a dia.
Um dos motivos de ela ser tão clean e elegante e ocupar pouco espaço. Além disso, sua instalação é feita na bancada, o que permite ter uma pia sem o amparo de uma parede, por exemplo.
A torneira monocomando de parede é uma escolha moderna e funcional para banheiros e cozinhas, oferecendo praticidade e estilo ao ambiente. Com um único comando, é possível controlar a temperatura e a intensidade da água de forma intuitiva, facilitando o uso no dia a dia. Além de otimizar o espaço, seu design minimalista e elegante se adapta a diferentes decorações, agregando um toque sofisticado e contemporâneo ao local
Torneira com misturador
A torneira com misturador bicomando é parecida com a monocomando. Ela também permite a saída de duas temperaturas, geralmente não tem filtro e é feita para ser fixada na bancada. A grande diferença é que ela tem dois registros: um para a água fria e outro para a água quente.
Apesar de permitir um melhor ajuste da temperatura, exatamente por ter dois registros, ela costuma ocupar mais espaço na bancada e, por isso, chama mais atenção.
A torneira com misturador é ideal para quem busca conforto e controle preciso da temperatura da água. Com dois comandos independentes — um para água quente e outro para água fria —, ela permite ajustar a mistura de forma personalizada, proporcionando mais praticidade durante o uso. Além de seu visual elegante, esse tipo de torneira é perfeito para ambientes como cozinhas e banheiros que valorizam tanto a funcionalidade quanto o design, tornando a experiência de uso mais agradável e eficiente
Torneira elétrica
Já a torneira elétrica é como uma mescla dos outros modelos. Isso porque ela também controla a temperatura, mas, como o nome indica, o aquecimento é feito a partir da energia elétrica. Ela também pode vir com filtro e existe fixação tanto para a bancada quanto para a parede.
Seus modelos e materiais também costumam variar, e alguns têm até LEDs que permitem a melhor visualização da temperatura. Se onde você mora costuma fazer mais frio, ela é uma opção super viável. No entanto, seu design costuma ser mais robusto e pode chamar mais atenção.
Torneira flexível gourmet
Com um design diferenciado, a torneira gourmet tem sido uma das mais procuradas. Isso porque, além de bonita, ela mistura versatilidade e praticidade, com uma flexibilidade que permite direcionar da melhor forma o jato de água, além de ser possível controlar a intensidade com que ela sai.
Existem modelos que são monocomandos, outros têm filtro, com modelos para parede ou bancada. Ela é muito versátil e, não à toa, tem feito sucesso e costuma ser o grande destaque das decorações de cozinha, com acabamentos bem-feitos.
O que levar em conta na hora de escolher a torneira?
Agora que você já conhece os modelos, já dá para entender as diversas funcionalidades da torneira para cozinha, não é? Mas não basta escolher pelo modelo que achar mais bonito. É preciso, também, entender as necessidades de cada bancada, por exemplo.
Por isso, ao escolher, primeiro, avalie qual seria a sua altura ideal, que garanta um espaço suficiente para lavar louças e panelas, que costumam ser maiores, e alimentos. Geralmente, o ideal é que a bica e a pia tenham uma distância de, no mínimo, 30cm. Isso vai depender também do tamanho da sua cuba. O ideal é que a água não respingue na pessoa que estiver utilizando a torneira. E isso é importante, inclusive, na hora da fixação.
Outra coisa que é preciso levar em conta é onde ela vai ser instalada: na parede ou na bancada. Caso a sua bancada seja pequena, o melhor, para não ocupar muito espaço, é fixar a torneira na parede. No entanto, se ela for maior, a torneira na bancada pode até ser um charme na sua decoração.
Elas são encontradas, geralmente, em dois materiais: metal ou plástico, e isso influencia também a cor que elas terão. Por isso, é importante já ter em mente a sua decoração na hora de ir a uma loja escolher a torneira para sua cozinha.
Ter um profissional ao lado também ajuda, e muito, na hora da escolha da torneira para cozinha. E a La Boutique Decor pode ajudar nisso, com opções modernas e sofisticadas. Clique aqui e entre em contato conosco.